Organograma

Organograma da OBR

O Trabalho da OBR está dividido em uma série de diferentes instâncias. Dentre os principais atores, podemos destacar:
Conselho Superior
Coordenador e Vice-Coordenador da OBR
Coordenadores de Modalidades
Representantes Estaduais
Conselho Estadual
Coordenador Local da Escola-Sede
Comissão de Arbitragem
Conselho Superior da OBR
A OBR é gerida por um Conselho Superior formado por pesquisadores da área de robótica e educação de diversas instituições brasileiras, que tem a missão dirigir a OBR ao longo dos anos. É a mais alta instância da OBR. Todas as decisões implementadas são discutidas e tomadas de forma coletiva pelos seus membros.
Coordenador da OBR
Bianualmente, um coordenador geral (normalmente um membro do próprio Conselho Superior) é escolhido pelo seus pares para coordenar as atividades da olimpíada e representá-la junto ao CNPq. O coordenador da OBR é o órgão executivo máximo da OBR. Cabe a ele tomar todas as decisões administrativas da olimpíada. São itens como: divulgação, alterações no sistema de informática, seleção ou destituição de membros da organização local, gerência dos diferentes comitês da OBR, liberação das provas teóricas e práticas, alterações no status da olimpíada, gerenciamento de recursos, contratação de serviços ou produtos, liberação de certificados e medalhas, contatos com todos os representantes no país, gerencia da conta de e-mail da OBR, entre muitas outras atividades. Como isso representa um volume de trabalho consideravelmente grande, esse coordenador trabalha com uma série de diferentes assessores nos aspectos administrativos da olimpíada:

  • Secretária da OBR: pessoa que faz a interação com todos os usuários da OBR (professores, alunos, escolas) e fornecedores;
  • Assessoria de imprensa: pessoa ou grupo que faz a interlocução com os diferentes veículos da imprensa
  • Assessoria de informática: pessoa responsável pela implantação e manutenção de todo o sistema da OBR
  • Assessoria jurídica: advogado ou grupo que auxilia a OBR em questões jurídicas, contratuais, etc.

Coordenadoria Pedagógica
Conselho formado por especialistas nas áreas de robótica e educação que tem por objetivo guiar a OBR em seus aspectos educacionais. Mantém e altera a matriz de referência da olimpíada, além de atualizar constantemente os rumos da OBR.
Comitê de Provas
Grupo responsável por elaborar as provas e gabaritos da OBR.
Representantes Estaduais
Cada estado ou região tem suas particularidades. Alguns estados têm uma tradição maior em robótica. Já para outros ela é uma total novidade. Em alguns estados há dezenas de cursos, metodologias e possibilidades de trabalho com robótica. Em outros é necessário divulgar com grande intensidade essa área. Em cada localidade a divulgação pode ser feita de uma forma (jornais, tvs, websites, secretarias de educação, etc.) e há anseios diferentes por parte das escolas e dos alunos. Em cada lugar as necessidades são diferentes, por exemplo, para escolher uma escola-sede para as provas praticas. É humanamente impossível à coordenação geral da olimpíada estar em sintonia com todos os cantos de nosso imenso país. Para que exista um canal permanente entre a coordenação da OBR e os estados, existe a figura do representante estadual. O representante estadual assessora a coordenação da OBR em diversos assuntos, e é fundamentalmente uma pessoa convidada pelo Coordenador da OBR a ocupar esse posto. O perfil geral deste representante é:

  • Um professor (idealmente) ou profissional que mantenha fortes relações com a robótica e/ou educação;
  • Uma pessoa que tenha condições de manter bons canais de comunicação com instituições (escolas, imprensa, secretarias de educação, etc.)
  • Uma pessoa que já possua histórico de relacionamento com a OBR

É importante que os representantes conheçam as necessidades e o pensamento das escolas, professores e alunos do estado. Se você tem algum tipo de problema em esfera local, comunique-o primeiramente ao representante estadual.
Escola-Sede
A expressão escola-sede pode ter diferentes conotações na OBR, dependendo da modalidade em questão. Primeiramente, toda escola cadastradana OBR é uma escola-sede da modalidade Teórica ou Duathlon, dado que a própria escola é a responsável pela aplicação das provas escritas. Considerando-se, no entanto, a modalidade prática, isso é bem diferente. Nessa modalidade (que usualmente requer espaços, organização e metodologias próprias), existe normalmente uma única escola-sede por estado, selecionada pela oganização central da OBR. Para essas escolas, há um rigoroso procedimento a ser seguido, e existem duas figuras importantes: o coordenador local e a comissão de arbitragem.
Coordenador Local da Escola-Sede da modalidade prática
A Escola-sede da modalidade prática é uma escola ou universidade, escolhida pela organização central da OBR, que terá a responsabilidade de organizar as provas da modalidades prática no estado ou localidade. O responsável pela escola-sede é denominado coordenador local da OBR. O coordenador local tem como principais atribuições:

  • Captar recursos para realizar o evento, se necessário
  • Atuar como órgão executivo responsável pela preparação do evento, assegurando a existência de toda a infra-estrutura necessária
  • Manter o clima de harmonia entre as equipes, garantindo igualdade de condições e de tratamento a todos os times
  • Manter a ordem e a disciplina na escola da competição
  • Repassar ao coordenador da comissão de arbitragem a gerência técnica da competição no dia do evento
  • Receber os times, imprensa e demais convidados no dia da competição
  • Determinar, em situações emergenciais ou atípicas alterações nos horários dos jogos, em concordância com a comissão de arbitragem
  • Conduzir a cerimônia de premiação, bem como qualquer outra atividade de caráter social relacionada ao evento
  • Prestar contas à organização da OBR

Para nortear os trabalhos do coordenador local, peça-chave para o sucesso da organização das competições práticas, a OBR elaborou um manual especial. Consulte-o.
Comissão de Arbitragem da modalidade prática
A comissão de arbitragem é formada pelos professores orientadores dos times inscritos na prova prática. Essa comissão será presidida por um membro indicado pela organização central da OBR, denominado presidente da comissão de arbitragem, e que pertence a uma escola necessariamente diferente do coordenador local. A comissão de arbitragem tem a responsabilidade de gerir tecnicamente a competição no dia do evento. São atribuições da comissão de arbitragem e do presidente da comissão de arbitragem:

  • Manter o clima de harmonia entre as equipes, garantindo igualdade de condições e de tratamento a todos os times
  • Apresentar a todos os professores antes do início da competição os critérios que serão utilizados
  • Manter a ordem e a disciplina na área de competição
  • Garantir a aplicação das regras previstas pela organização central da OBR
  • Designar os árbitros, mediante sorteio, para as partidas
  • Garantir o cumprimento dos horários estabelecidos para os jogos
  • Manter histórico com a pontuação de todas as partidas já realizadas, bem como informar detalhadamente esse histórico sempre que solicitado por qualquer equipe
  • Determinar, em situações emergenciais ou atípicas alterações nos horários dos jogos, desde que em concordância com o coordenador local
  • Determinar alterações no espaço físico da área de competições durante suas atividades
  • Aplicar punições às equipes ou seus membros, em caso de necessidade
  • Avaliar possíveis recursos das equipes, acatando-os ou não
  • Retornar a autoridade para o coordenador local ao término do último jogo
  • Prestar contas à organização central da OBR

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